O Grupo MoSaiCo Edu se reuniu, entre 2018 e 2019, no Laboratório de Estudos Cognitivos e Tecnologias na Educação Estatística – LabEst, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG em doze momentos distintos. Em um contexto colaborativo, professores do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior compartilharam, socializaram e discutiram práticas de ensinar e aprender Estatística.

 

Datas Temáticas discutidas no Grupo MoSaiCo Edu entre 2018 e 2019
16 de agosto de 2018 Pontapé inicial. Conhecendo a proposta do grupo colaborativo e os participantes.
13 de setembro de 2018 "Literacia, Pensamento e Raciocínio Estatísticos" (CAMPOS; WODEWOTZKI; JACOBINE, 2011).
18 de outubro de 2018 “Projetos de Aprendizagem” (PORCIÚNCULA; SAMÁ, 2015).
29 de novembro de 2018

“Estatística e Probabilidade na Educação Básica: professores narrando suas experiências” (NACARATO; GRANDO, 2013).

28 de março de 2019

"Trilhas Investigativas em Educação Estatística Narradas por Professores que Ensinam Matemática" (LOPES; MENDONÇA, 2017).

11 de abril de 2019

Apresentação, em formato de elevator pitch, de uma estratégia pedagógica para o ensino de Estatística.

06 de junho de 2019

Discussão das habilidades referentes à Estatística na BNCC (Parte I).

04 de julho de 2019

Discussão das habilidades referentes à Estatística na BNCC (Parte II).

08 de agosto de 2019

Estratégias pedagógicas baseadas nas habilidades referentes à Estatística na BNCC.

05 de setembro de 2019

Partilha de atividades desenvolvidas na escola; discussão sobre a implementação da BNCC no currículo escolar; livro do Grupo MoSaiCo Edu.

10 de outubro de 2019

Capítulos do livro "Perspectivas para o ensino e a aprendizagem de Estatística e Probabilidade" (LOPES; PORCIÚNCULA; SAMÁ, 2019).

12 de dezembro de 2019

Artigo “Níveis de Compreensão do Conceito de Média Aritmética de Adolescentes a partir do Método Clínico-Crítico Piagetiano” (SCHREIBER et al., 2019).

 


Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018.

CAMPOS, C. R.; WODEWOTZKI, M. L.; JACOBINE, O. R. Educação Estatística: teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

LOPES, C. E.; MENDONÇA, L. O. Trilhas Investigativas em Educação Estatística Narradas por Professores que Ensinam Matemática. São Paulo: Mercado de Letras, 2017.

LOPES, C. E.; PORCIÚNCULA, M.; SAMÁ, SUZI. (Org.). Perspectivas para o ensino e a aprendizagem de Estatística e Probabilidade. 1ª ed. Campinas: Mercado de Letras, 2019

NACARATO, A. M.; GRANDO, R. C. Estatística e probabilidade na Educação Básica: professores narrando suas experiências. 1ª Ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013.

PORCIÚNCULA, M.; SAMÁ, S. Projetos de Aprendizagem. In: PORCIÚNCULA, M. e SAMÁ, S. (Org.). Educação Estatística: Ações e estratégias pedagógicas no Ensino Básico e Superior. Curitiba: CRV, 2015, p. 133-141.

SCHREIBER, K. P.; BRAZ, G. BERTOLUCCI, C. C.; SILVA, J. A.; PORCIÚNCULA, M. Níveis de Compreensão do Conceito de Média Aritmética de Adolescentes a partir do Método Clínico-Crítico Piagetiano. Bolema, Rio Claro (SP), v. 33, n. 64, p. 491-512, ago. 2019.