O Grupo MoSaiCo Educação Infantil e Anos Iniciais EIAI é constituído por duas professoras que lecionam no 4º ano, ambas com formação inicial no Magistério e Graduação em Pedagogia, em nível de pós-graduação as professoras têm os cursos de Psicopedagogia, e uma delas ainda cursou Educação em Direitos Humanos. Ademais, conta-se com a colaboração de uma professora que leciona no 5º, sua formação inicial também é no Magistério, e é graduada em Letras Português, a nível de pós-graduação tem os cursos de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa.  Participam ainda dos encontros do grupo, além da pesquisadora responsável Thays Votto, eventualmente as demais pesquisadoras do LABEST, Karla Priscila Schreiber e Gabriela Braz. Originalmente o grupo foi planejado para ter encontros presenciais na própria escola (Cipriano Porto Alegre), nos momentos de Hora Atividade das professoras colaboradoras. Porém, devido ao contexto de pandemia, os encontros tiveram início de modo remoto em maio de 2020, e a partir do:

Data

Temáticas discutidas

Referencial

6/05

Apresentação da pesquisa e dos pressupostos que o grupo se embasa, acerca da colaboração e ludicidade e Letramento Estatístico.

Colaboração (FIOENTINI, 2008) Ludicidade (LUCKESI, 2002; CHATEAU, 1987; BROUGÉRE, 1988) Letramento Estatístico (GAL, 2002).

14/05

Socialização de práticas anteriores das professoras em relação à realização de pesquisas e habilidades estatísticas relacionando-as a BNCC.

Base Nacional Comum Curricular (2018).

20/05

Análise de discussão de um instrumento de pesquisa “Inventário de Estratégias pedagógicas lúdicas”. Neste encontro foi relatado o potencial lúdico das pesquisas.

Inventário de Estratégias pedagógicas lúdicas (VOTTO, 2019).

12/06

Estudo das habilidades estatísticas previstas nos PCN e BNCC e práticas pedagógicas ilustradas num e-book.

Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), Base Nacional Comum Curricular (2018), Cazorla et all (2017).

27/07

Leitura e socialização de artigos e capítulos de livros acerca de práticas estatísticas escolhidos pelos participantes. Média (karla), e atividades com gráficos para alfabetização matemática (vanessa).

Média (Cazorla et all, 2017), uso de gráficos na Alfabetização Matemática (SILVA, 2014).

24/08

Leitura e socialização de artigos e capítulos de livros acerca de práticas estatísticas escolhidos pelos participantes. Capítulos iniciais da Cazorla. (Dani e Deborah)

Educação Estatística (Cazorla et all, 2017)

28/09

Leitura e socialização de artigos e capítulos de livros acerca de pesquisas estatísticas, valendo-se de projetos de aprendizagem e do ciclo investigativo escolhidos pelos participantes. Início de um planejamento colaborativo.

As potencialidades Lúdicas da Estatística nos Anos Iniciais (VOTTO, 2018), Conhecendo a Estatística (BRAZ, 2019).

 


Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997.
__. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
BROUGÈRE, G. Jogo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
CAZORLA, I. et al. Estatística para os anos iniciais do ensino fundamental. [livro eletrônico] - 1. ed. Brasília: SBEM, 2017.
CHATEAU, J. O Jogo e a Criança. São Paulo: Summus. [1954]. 1987.
FIORENTINI, D. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Orgs.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p. 47-76.
GAL, I. (2002). “Adults statistical literacy: meanings, components, responsibilities.” International Statistical Review, v. 70, n. 1. Netherlands, pp. 1-25.
LUCKESI, C. Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna. In: PORTO, Bernadete de Souza (org.). Ludicidade: o que é mesmo isso? Salvador: Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Gepel, 2002.
VOTTO, T. R. As potencialidades lúdicas nas estratégias para o ensino e a aprendizagem estatística nos anos iniciais do ensino fundamental' 30/07/2018. Mestrado em Educação em Ciências Química da Vida E Saúde (UFSM - FURG). Rio Grande, 2018.