O LeME - Letramento Multimídia Estatístico, foi implementado em 2012, em uma escola profissionalizante, situada na cidade do Rio Grande/RS. Este foi concebido a partir da preocupação em proporcionar aos estudantes da Educação Básica o desenvolvimento de competências estatísticas, por meio de oficinas, ministradas inicialmente por graduandos de cursos variados e atualmente por licenciandos, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Nesta escola, cerca de 2000 estudantes já foram atendidos.

No segundo semestre de 2019, o LeME recebeu o financiamento de uma instituição de direito privado e sem fins lucrativos, ampliando o seu locus de desenvolvimento das oficinas, para sete escolas da Educação Básica, atendendo cerca de 600 alunos do sexto aos nonos anos do Ensino Fundamental. Este compreendeu tanto a participação dos licenciandos como professores, ao ministrarem oficinas nas escolas da Educação Básica, quanto momentos de formação em um grupo colaborativo, integrando uma equipe de pesquisa composta por três doutorandas e a coordenadora do programa.

No primeiro semestre de 2020, foram então convidados professores de escolas públicas de Rio Grande/RS para um espaço de formação colaborativa, na perspectiva da Educação Estatística. Neste contexto, atualmente, participam 27 sujeitos, entre professores que atuam na Educação Básica, pesquisadores e licenciandos. Os encontros são realizados por meio de plataformas online, duas vezes ao mês, nas quintas-feiras, das 19h 30min - 21h.

 

Encontros MoSaiCo LeME:

Data

Temáticas discutidas

Referencial

04 de setembro de 2020

Apresentação da proposta de constituição do grupo de formação colaborativa, bem como dos participantes e de suas expectativas.

 
18 de setembro de 2020  Temática: Artigo "Saberes docentes no ensino da estatística: A interdisciplinaridade como eixo mobilizador no ensino médio" CORRÊA, A. Saberes docentes no ensino da estatística: A interdisciplinaridade como eixo mobilizador no ensino médio. Roteiro, v. 38, n. 2, p. 365-384, 2013.
02 de outubro de 2020  

Temática: Capítulos do livro "Trilhas Investigativas em Educação Estatística Narradas por Professores que Ensinam Matemática" (LOPES; MENDONÇA, 2017).

 LOPES, C. E.; MENDONÇA, L. O. Trilhas Investigativas em Educação Estatística Narradas por Professores que Ensinam Matemática. São Paulo: Mercado de Letras, 2017
16 de outubro de 2020

Livro LeME - Projetos de Aprendizagem Estatísticos na Educação Básica e Superior.

Livro não publicado.
06 de novembro de 2020

Artigo “Interdisciplinaridade e integração dos Saberes" (POMBO, 2006).

Livros - Gabi Braz; Livro Pedro.

 
POMBO, O. Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Liinc Em Revista, v. 1, n. 1, 2006. https://doi.org/10.18617/liinc.v1i1.186
27de novembro de 2020

Documento Riograndino - conteúdo adaptado para trabalhar Estatística.

 
11 de dezembro de 2020

Texto "A Estatística na promoção da interdisciplinaridade: um dos caminhos possíveis" (COSTA; CAZORLA, 2017).

COSTA, M. C. S.; CAZORLA, I. M. A Estatística na promoção da interdisciplinaridade: um dos caminhos possíveis. In: Encontro Pernambucano de Educação Matemática, 7, 2017, Garanhuns. Anais... Garanhuns: EPEM, 2017, p. 1-12.
14 de janeiro de 2021

Planejamento colaborativo das atividades do MoSaiCo LeME

 
25 de fevereiro de 2021

Planejamento colaborativo das atividades do MoSaiCo LeME

 

11 de março de 2021

Leitura e discussão do Livro "Uma viagem no Universo Estatístico" (Pedro H. Barcarolo).

Livro ainda não publicado.

25 de março de 2021

Apresentação de uma atividade das professoras da Escola Manoel Mano, de Rio Grande - RS.

 
22 de abril de 2021

Momento de reflexões e planejamento das próximas atividades do Grupo

 
06 de maio de 2021

Desenvolvimento da primeira etapa dos Projetos de Aprendizagem

PORCIÚNCULA, M.; SAMÁ, S. Projetos de Aprendizagem. In: PORCIÚNCULA, M. e SAMÁ, S. (Org.). Educação Estatística: Ações e estratégias pedagógicas no Ensino Básico e Superior. Curitiba: CRV, 2015, p. 133-141.

20 de maio de 2021

Desenvolvimento da segunda etapa dos Projetos de Aprendizagem

10 de junho de 2021

Desenvolvimento da terceira etapa dos Projetos de Aprendizagem

24 de junho de 2021

Apresentação das Profas. Nádia e Joana: “A Estatística numa visão bioecológica do desenvolvimento humano”

 

 

15 de julho de 2021

Propostas, ajustes do projeto e recados

 
22 de julho de 2021

Apresentação dos resultados dos Projetos de Aprendizagem

PORCIÚNCULA, M.; SAMÁ, S. Projetos de Aprendizagem. In: PORCIÚNCULA, M. e SAMÁ, S. (Org.). Educação Estatística: Ações e estratégias pedagógicas no Ensino Básico e Superior. Curitiba: CRV, 2015, p. 133-141.

        
05 de agosto de 2021

Planejamento dos Projetos de Aprendizagem nas escolas

19 de agosto de 2021

Planejamento dos Projetos de Aprendizagem nas escolas

02 de setembro de 2021  

Planejamento dos Projetos de Aprendizagem nas escolas

16 de setembro de 2021 Experiências dos encontros com os estudantes e próximos passos no desenvolvimento dos PAE
30 de setembro de 2021 Experiências dos encontros com os estudantes e próximos passos no desenvolvimento dos PAE
21 de outubro de 2021 Experiências dos encontros com os estudantes e próximos passos no desenvolvimento dos PAE
04 de novembro de 2021 Experiências dos encontros com os estudantes e próximos passos no desenvolvimento dos PAE
18 de novembro de 2021 Experiências dos encontros com os estudantes e próximos passos no desenvolvimento dos PAE
02 de dezembro de 2021 Combinados gerais sobre a escrita dos capítulos do livro do LeME (finalização)
 
07 de dezembro de 2021 Grupo Focal e avaliação do desenvolvimento do projeto nas escolas.